●Se você sonha em trabalhar como médico na França, a boa notícia é que pode realizar um doutorado na Europa. Aqui, como em toda a Europa, o processo é burocrático, mas realmente necessário.
.
Veja abaixo como é o processo de doutorado na Europa.
Na França, existem apenas duas formas de verificar diplomas emitidos fora da União Europeia: PACES e ECV – PAE. Duas maneiras diferentes.
Recomendo o primeiro para médicos recém-formados porque eles têm cabeça nova e tempo para correr atrás de experiência.
PACES
Para os médicos já formados no Brasil, inscreva-se no exame, o PACES e aguarde a classificação. Se (por exemplo) você está entre as primeiras 400 pessoas, prepare seus documentos e envie-os para o hospital onde deseja iniciar sua pesquisa médica na França. O diretor preparará seus documentos e os enviará ao departamento de educação, que decidirá em que ano você será admitido no departamento de estudos. Conheço médicos que estão no quarto, quinto ou último ano e cada um é diferente.
Indicadores PACES:
●Mestrado em universidade francesa;
●Cadastro -> PACES -> Revalidação -> ECN;
●Matricule-se em uma universidade francesa para cursar cursos de medicina do primeiro ano;
●Realizar os exames científicos padronizados do primeiro ano de farmácia francesa (PACÉS);
Uma revisão das lições aprendidas no Brasil;
Qualificação médica francesa nesta área;
Faça o exame ECN, que também concorre com o francês (Épreune Classantes Nationales – Exame Nacional de Qualificação). Aqueles que planejam passar um tempo no Brasil e no PACES devem visitar CAMPUS FRANCE.EVC
Uma forma de recuperar o título de médico é a EVC – PAE, que pode ser utilizada por médicos, dentistas, farmacêuticos e farmacêuticas. Os Exercícios de Autorização de Exercício (EVCs) são testes que envolvem um procedimento PAE, por isso utilizamos o termo EVC-PAE (Exercício de Autorização de Procedimento), que significa Exercício de Autorização de Exercício. . . . . . . . . . . . .
●PAE:
O processo de reavaliação do doutorado na França. O processo de aprovação consiste em 3 etapas, que devem ser verificadas por um médico.
Curso: Teórico e Prático E.V.C
Estes exames são realizados anualmente e consistem numa parte teórica e prática. Ambos no mesmo dia.
É necessário ser enfermeiro (com ou sem residência médica) para realizar o exame EVC. Você deve demonstrar conhecimento da língua francesa no nível B2, DELF ou TCF. Após a promoção e aceitação do vencedor, a segunda parte é a seguinte: 2. Assistência médica (3 anos).
Após passar na prova de conhecimento e reconhecimento, o médico deverá permanecer na instituição estadual por 3 anos sob supervisão do diretor da instituição e avaliar sua atividade.
Durante os próximos 3 anos, exercerão medicina em França com estatuto PAA (sem independência) para permitir a prática geral apenas sob gestão profissional. O serviço é pago e a taxa de iniciação é de 3.000,00€ (três mil euros).
Autoridades licenciadoras (Autoridade Nacional de GNV).
O médico só pode comparecer à Comissão de Credenciamento após ser aprovado nos exames e completar 3 anos de exercício médico. A decisão do Ministério da Saúde de permitir que um médico trabalhe em França cabe exclusivamente à Comissão. Portanto, os médicos sem passaporte da UE podem facilmente solicitar um visto para permanecer em França.
Quanto tempo demora este processo?
O PACES é um exame realizado em dezembro, mas a maioria das pessoas frequenta os cursos do PACES, por isso começam a se preparar pelo menos 1 ano antes do exame.
No caso do EVC, o teste é realizado uma vez por ano e os resultados ficam disponíveis em no máximo 2 meses. Depois de todas as etapas que um médico deve percorrer, demora cerca de 5 anos para que um médico seja reconhecido como trabalhador independente em França. Depois de 3 anos no hospital, essa revisão pode demorar um ano e meio, então ainda precisa passar pela comissão.
Custos
O custo médio do PACES é de 170 euros, e por este valor acrescido da mensalidade universitária, que custa em média 90 euros, os estudantes inscrevem-se gratuitamente.
É necessário obter a cidadania europeia?
Em qualquer caso, ter cidadania europeia para PACES ou EVC-PAE não afeta o processo de aprovação da disciplina ou exame médico francês.
A acreditação é mais fácil ou menos burocrática em algum país europeu?
Em Portugal, França, Alemanha e Suíça, e Portugal é mais fácil e menos burocrático (porque não há necessidade de tradução juramentada).
Como um médico brasileiro deve se preparar para o exame de diploma e trabalhar na Europa?
Primeiro, você precisa saber exatamente onde deseja trabalhar. Antes de iniciar esta “aventura”, o mais interessante é conhecer a cultura local e aprender o idioma. A língua é a parte mais importante do processo de tomada de decisão a começar na Europa. Depois é preciso escolher a cidade que você quer morar, se organizar financeiramente e morar na França por pelo menos um ano sem trabalhar. Também vale a pena dedicar um tempo para aprender francês e pesquisar bastante como é o processo de certificação de diplomas na França.
Médicos que trabalham há muito tempo no Brasil têm vantagem em relação ao processo francês?
Sim, na EVC - PAE quando o caso (processo médico) é aprovado pela diretoria após 3 anos de internação hospitalar, consideram experiência profissional e diploma na especialidade escolhida. Portanto, o EVC-PAE é o método mais indicado para médicos que já se especializam no Brasil.
Que conselho você daria para jovens médicos ou estudantes de medicina que desejam trabalhar no exterior? Então, qual país é mais adequado?
O melhor lugar para praticar é no país onde o idioma é falado, caso contrário você perderá muitas informações valiosas. Não é razoável pensar que saber falar inglês resolverá tudo quando se fala apenas um segundo idioma, pois a comunicação com o paciente é o mais importante.
Para fazer um diagnóstico correto, é preciso entender as queixas do paciente, fazer um bom histórico, examinar o paciente e entender o que está acontecendo.
Comentários
Postar um comentário